Marataízes realiza campanha ‘Faça Bonito’ em combate ao abuso de crianças e adolescentes

Campanha conta com diversas ações até o dia 24 de maio.
Maio é o mês da Campanha Faça Bonito e Marataízes faz parte dessa luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Neste ano, a Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho em parceria com o Creas, Secretaria de Educação e a Rede de Proteção a Criança e Adolescente, composta pela Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e a Sociedade Civil Organizada (Apae, Pastoral e os Conselhos de Assistência do Direito da Criança e do Adolescente) promove uma série de atividades para marcar a campanha de mobilização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
No ano de 2018, foram empreendidos esforços para orientação das crianças para que conseguissem identificar situações de abuso sexual e pudessem pedir ajuda. Neste ano, o Creas tem por objetivo trabalhar os pais e responsáveis, através de informações no que diz respeito aos cuidados com as crianças e adolescentes, prevenindo situações de abuso sexual e para que possam orientar seus filhos e reconhecerem as responsabilidades paternas e maternas.
Entre os dias 06 à 12 de maio estão previstas várias atividades nas escolas municipais, Anália de Queiroz da Silva, Maria da Glória Nunes Nemer, José Marcelino, Pontal, Boa Vista do Sul e Brejo dos Patos, como exibição de vídeos para os alunos e palestras, no período noturno, para os pais e responsáveis, ministradas pelos técnicos do Creas, abordando diversos assuntos sobre o tema.
O encerramento da Campanha Faça Bonito acontece na sexta-feira, dia 24 de maio com a presença dos alunos das escolas participantes, na quadra de esporte da Escola “José Marcelino”, na Barra de Itapemirim. Na ocasião haverá presença dos organizadores do do evento, exibição de vídeos (pequenos) e apresentações culturais das escolas.
Mobilização Nacional
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é celebrado em 18 de maio, data escolhida devido o “Crime Araceli”, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi assassinada no ano de 1973, em Vitoria (ES).
Em razão do fato, a data tem o objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Denuncie
O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa marcas incuráveis. A sociedade é responsável para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente sofre violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.
Para denunciar, basta entrar em contato por algum dos portais, Conselho Tutelar Municipal pelo 3532-3129 (segunda a sexta das 8h às 17h) e Plantão 24h pelo 99968-8382 (durante a semana a partir das 18h e nos finais de semana, 24h) , pelo telefone disque 100 que é nacional e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes ou pelo canal da Polícia Militar no 190.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *